2011-12-09

Livros de Programação

Estou lendo dois livros agora, um se chama "Código Limpo" (Clean
Code), do Robert Martin e o outro "Como Quebrar Códigos" (em português
mesmo).

Embora os dois sejam muito úteis (especialmente o segundo, que tem
mais a ver com o que eu estou fazendo agora), estou aproveitando mais
o "Código Limpo". O formato é mais fácil e não precisa ter background
de Assembly, depurar códigos na mão e escrever programas-exemplo para
ver qual é, de modo que dá para ler no metrô.

Aliás falando em quebrar códigos, alguém me lembre gravar alguns
vídeos como tutorial, é muito útil para uma penca de situações.

2011-11-29

Vai todo mundo Programar em Assembly!

Baralho, pomba, tô revoltado agora.

Sinceramente eu deveria cumprir minhas ameaças. Pouparia-me do
trabalho de ter que lidar com aquilo e ficar com raiva depois.

Vou ter que tomar uma atitude. Parei.

2011-11-28

This is it


"The era of procrastination, of half-measures, of soothing and baffling expedients, of delays, is coming to its close. In its place we are entering a period of consequences."

Hoje acordei meio revoltado. Aliás, acordei não, peguei o ônibus meio revoltado. Primeiro de tudo porquê eu odeio ônibus. Segundo porquê acordei, liguei o computador, botei uma análise pra rodar, liguei a
cafeteira, fui no computador conferir o upload e ler um e-mail. Saí de casa atrasado (sob chuva) e fiquei no engarrafamento pensando em alguém fazendo piadinha por eu chegar 3 horas atrasado...

Isso tem que parar, tenho que dar um rumo nisso tudo. É hoje...

2011-11-08

Old Boy - 올드보이

Conheci esse filme pelo Fernando Motor, não sei dizer se ele chegou a passar no cinema, acho que na época ele era um filme alternativo, não sei. Lembro dele me contando sobre o filme e, como eu achei que nunca fosse ver o filme, deixei ele me contar o final. Ainda bem que esqueci pouco depois e vi o filme na surpresa mesmo.

Abaixo a famosa cena do corredor: porradaria sem piedade, exatamente como deve ser.


Vi a primeira vez com a minha mãe, num sábado, eu acho. Chato foi ter que explicar o final do filme pra ela.

Baba Yetu

Eu estava outro dia procurando uma música pra ouvir e lembrei de Baba Yetu, música tema de Civilization IV e utilizada em vários eventos, como o Video Games Live. Qual não foi a surpresa descobrir que a música é a oração "Pai Nosso" em Swahili.

O cara que escreveu essa melodia é um gênio:

2011-11-07

Rodando programas na Seqüência

 
É comum quando se faz análises de Engenharia ter que fazer várias rodadas na seqüência. Se você fizer ao mesmo tempo vai tudo ficar impossível de trabalhar por causa da lentidão, vai dar conflito de licenças ou algo do tipo. Fazer isso na seqüência tem o incoveniente de você ter que dedicar todo um dia de trabalho a ficar vigiando a rodada. Se a rodada for longa, imagine você sair do trabalho, a rodada terminar 11 da noite e o computador ficar 9 horas sem fazer nada até você inserir a rodada seguinte. Se a rodada for curta, tem que colocar um estagiário (ou mesmo você) pra ficar de castigo colocando arquivos de entrada após arquivos de entrada por horas a fio, no máximo ouvindo música (mais ou menos como aumentar o nível de "Fishing" no World of Warcraft).

Pra mim chegou a ser comum testar um parâmetro, rodar um programa, analisar um resultado, mudar o parâmetro, rodar o programa, analisar outro resultado, etc...

Como o aplicativo pode ser executado por linha de comando fiz o programinha acima semana passada: eu insiro no código fonte o caminho do aplicativo, uma array com o caminho dos arquivos já com os parâmetros ajustados e o programa espera cada rodada terminar para iniciar a próxima.

É uma solução ad-hoc muito mambembe, mas me poupou várias horas de trabalho entre rodar, analisar resultados e modificar parâmetros. Deve ter alguma solução comercial (ou mesmo um programinha free por aí), mas nada que eu possa usar no trabalho.